Ano Nacional Machado de Assis

16/08/2008 19:53
O centenário da morte do escritor brasileiro Machado de Assis, considerado o maior expoente de todos os tempos da literatura nacional, será comemorado durante todo o próximo ano. Na última quarta-feira, dia 19 de setembro, foi publicado no Diário Oficial da União, aLei nº 11.522, que institui 2008 como o Ano Nacional Machado de Assis, assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil.
O Ministério da Cultura prepara uma agenda de intensas atividades culturais para marcar a data, iniciando já em 2007, com uma exposição sobre as obras do escritor na 27ª Feira do Livro de Santiago, no Chile, que será realizada entre os dias 23 de outubro a 3 de novembro, na qual o Brasil foi convidado a participar como país homenageado.
Machado de Assis foi "um dos principais desafiadores e artistas da intelectualidade brasileira", afirma o coordenador-geral de Livro e Leitura do MinC, Jéferson Assumção. "O centenário da morte de Machado de Assis é momento para se revisitar e iluminar um tesouro e, também, para colocarmos perguntas fundamentais à sociedade brasileira sobre nossa literatura e nossa cultura." Assumção informa que é intenção da equipe do Ministério da Cultura, encarregada de elaborar a programação da data comemorativa, transformar 2008 em um ano de celebração, rememoração e sobretudo de atualização do pensamento machadiano.

© 2008 All rights reserved.

Crie um site gratuitoWebnode